quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dell lança programa em parceria com CDI



· Dell YouthConnect faz parte do programa filantrópico Global Giving, que se concentra em fornecer acesso à tecnologia e à educação para jovens ao redor do mundo
· No país, o Comitê para Democratização da Informática (CDI) é a instituição responsável por implantar e gerenciar nove unidades educacionais e de serviço comunitário.
Eldorado do Sul, RS, 5 de Novembro de 2009 – No mês em que comemora seus 10 anos de atuação no Brasil, a Dell lançou ontem o programa Dell Youth Connect juntamente com o CDI, ONG mundial e pioneira em inclusão digital, que beneficiará milhares de jovens com acesso à tecnologia e à educação. Trata-se de um avanço nas iniciativas de inclusão digital já lideradas pela companhia no país em centros localizados em comunidades carentes. O programa atenderá jovens de até 17 anos, com aulas de informática e cidadania e engajamento em projetos culturais. Mais de 1.100 jovens serão diretamente beneficiados no Brasil.
Graças à parceria estabelecida com o Comitê para Democratização da Informática e com recursos provenientes da fundação Dell Global Giving, o programa consiste no patrocínio a nove Escolas da Rede CDI no Brasil (três em Campinas/SP, três em São Paulo/SP e três em Porto Alegre/RS). A companhia ainda está doando cerca de 55 máquinas ao primeiro centro comunitário Mega CDI no Rio de Janeiro, previsto para inaugurar este mês.
O programa Dell YouthConnect foi lançado globalmente no México e na Índia no início deste ano e recebeu cerca de US$ 2.7 milhões da fundação Dell Global Giving para implantar e manter todas as ONGs beneficiadas que irão apoiar a alfabetização e o ensino de matemática, ciências e/ou tecnologia. O programa será lançado em cinco outros países no início de 2010.
“É fundamental que nós estendamos a mão à juventude, desenvolvendo suas habilidades e integrando-os à Era Conectada. Mais do que apoiar o acesso aos recursos da tecnologia, estamos promovendo, também, o ensino de jovens brasileiros e desencadeando o potencial único de cada criança por meio da tecnologia", disse Raymundo Peixoto, Diretor Geral da Dell Brasil.
“Com o apoio de empresas visionárias e socialmente responsáveis como a Dell, o CDI é capaz de continuar a sua missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda, capacitando pessoas em tecnologia de informação e comunicação”, disse Rodrigo Baggio, fundador e diretor executivo do CDI. “Junto com a Dell, estamos usando a tecnologia como meio para combater a pobreza, estimular o empreendedorismo e criar uma nova geração de pessoas que farão a diferença”.
Contexto:
• A cada dia, cerca de 500 mil pessoas ficam “on-line” pela primeira vez em suas vidas. A maioria das pessoas vivem em países emergentes, que serão responsáveis por cerca de 59% do volume global de PCs em 2012, de acordo com o IDC.
• Dell YouthConnect foi projetado para ajudar a garantir que a juventude dos países emergentes tenham educação e acesso universal à informação.
• Dell anunciou planos de aumentar em nível global suas doações para 1% dos lucros da companhia antes da tributação até 2011.
Sobre o CDI
Criado em 1995, ano em que a internet chegava ao Brasil, o Comitê para Democratização da Informática - CDI -www.cdi.org.br - tornou-se pioneiro no movimento de inclusão digital na América Latina e um dos principais empreendimentos sociais no mundo, com uma abordagem socioeducativa diferenciada e um modelo único de gestão, visando à sustentabilidade do projeto. Somos uma organização não-governamental que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade, estimular o empreendedorismo e criar novas gerações de empreendedores sociais. Temos uma rede com 753 espaços de atuação, chamados “CDIs Comunidade”, espalhados por todo o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai, além dos escritórios de representação nos Estados Unidos e Inglaterra. Essa rede é coordenada e monitorada por 29 escritórios Regionais e Internacionais do CDI. Estamos presentes em comunidades de baixa renda, penitenciárias, instituições psiquiátricas e de atendimento a portadores de deficiência, aldeias indígenas e ribeirinhas, centros de ressocialização de jovens privados de liberdade, hospitais e empresas, entre outros locais, seja na cidade ou em zonas rurais. A Rede CDI estende-se aos lugares mais remotos da América Latina e do Brasil, como a Amazônia, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias, culturas, raças e etnias.

Sobre a Dell Brasil
Primeira unidade de produção na América Latina do grupo líder mundial em venda direta de sistemas de computadores, a Dell Brasil foi inaugurada em novembro de 1999, na cidade de Eldorado do Sul, próxima a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em 2007, a companhia expandiu sua atuação no país, com a instalação de uma planta na cidade de Hortolândia, no estado de São Paulo. A Dell Computadores do Brasil produz, comercializa e presta serviço a uma ampla gama de produtos, de notebooks e desktops a servidores, storage e switches. Mais informações sobre a Dell podem ser obtidas no seu website www.dell.com.br ou pelo telefone 0800- 70 14 185.

Fonte: