Avaliação Final:
Participaram cerca de 93 pessoas, com a média de 28 no Educandário (porque os participantes se alternavam e este número foi estimado), 30 na ACOMPAR e 35 na Bom Jesus.
Como se dá o processo de Avaliação Participativa:
Cada uma dessas dimensões (ambiente educativo, prática pedagógica, gestão do espaço, receptividade) é constituída por um grupo de indicadores.
Os indicadores, são avaliados por perguntas respondidas coletivamente onde os presentes levantam os cartões (verde, amarelo, vermelho e branco) manifestando seus votos.
A resposta a essas perguntas permite à comunidade avaliar aquele indicador, se a situação é:
Boa por 84,7%.
Onze porcento (11%) classifica como regular.
O conceito ruim, por sua vez, foi atribuído 1,3%.
O item nulo, registrou o percentual de 3%.
BOA = VERDE (o grupo avalia que essas práticas, atitudes ou situações estão consolidadas).
REGULAR = AMARELO (as atitudes, práticas ou situações ocorrem, mas não podem ser consideradas recorrentes ou consolidadas).
RUIM = VERMELHO (as atitudes, situações ou práticas são inexistentes ou quase inexistentes).
NULO =BRANCO (se absteve de votar )
Constatou-se portanto que, houve nas três realidades pesquisadas, o surgimento de uma tomada de consciência sobre a necessidade de voltar os olhares para dentro de sua comunidade.
Indetificou-se que os limites da autonomia aplicada pelos espaços eram até então demarcados, que a comunidade ainda não tinha poder decisório efetivo.
A partir da avaliação, os educandos e a comunidade tomaram conhecimento de suas possibilidades e finalmente conseguirão se apropriar do espaço, onde muitas vezes eram incentivados a participar de maneira formal e não se comprometiam com a sua operacionalização e sustentabilidade, porque ainda não se sentiam atores desse processo.
A partir desse diagnóstico, poderemos trabalhar melhor alguns pontos e características dos espaços conforme suas realidades e direcionar o trabalho dos educadores implantando um projeto Político Pedagógico que seja relevante à comunidade e a sociedade a que serve dando a esta a tão esperada autonomia.
Nos três espaços identificamos um lider comunitário, atuante, critico e em pleno uso de sua consciência cidadã. Eles serão muito importantes e contribuirão para que os objetivos sejam conquistados.
Apartir desse trabalho tivemos a oportunidade de construir um pensamento coletivo de que comunidade é essencial no dia a dia dos nossos espaços.