quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Resultado da Aval. Participativa - Educandário


Educandário São João Batista


O CDI Comunidade - Educandário São João Batista , contou com a presença de 28 pessoas onde algumas se revezaram entre os atendimentos na instituição e a avaliação.

Da mesma forma a comunidade tomou conhecimento de que o espaço não é apenas um local que oferece cursos, mas sim que oferece a comunidade instrumentos para mudar e melhorar a sua região indo além da mera apropriação do conhecimento e sim utilizando-se dela em seu beneficio.

Muitos exemplos de mudança surgiram como indicadores. Como a sugestão na mudança do itinerário de uma linha do transporte público, que facilitará o transporte de muitos usuários do centro de reabilitação.

Aplicamos as questões da avaliação nas dimenções relevantes (citadas baixo), considerando que o espaço disponibiliza hoje um trabalho diferenciado na região:

1. Ambiente educativo: Convívio; relacionamento interpessoal,; respeito aos direitos da criança e do adolescente sempre se orientando e respeitando o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; como a disciplina é conduzida em sala de aula; quais são as maneiras de interação entre educador e educando. Onde se constatou que existe um ambiente saudavel e propicio ao aprendizado.
2. Pratica pedagógica: Desconhecidas por alguns, mas bem recebida de um modo geral por todos.

3. Gestão do Espaço: O espaço direciona seu atendimento, prioritáriamente aos beneficiados pela instituição e seus acompanhantes. Também é realizado o atendimento ao público em geral, mas inda com pouca procura. Será intensificada a propaganda local, criando alternativas para atrair mais público dos arredores. No mês de outubro-09, o educandario começou atender a crianças e adolescentes, de 8 a 13 anos, internos do Lar Ipanema nas aulas de Informática no CDI-Comunidade. O Lar Ipanema é uma das casas que servem de abrigo para menores assistidos.

4. Receptividade: Foi informado a comunidade que o espaço é de todos. Que eles podem e devem ser anfitriões desse local, tornando-o uma referência local como ponto de encontro, descobertas e mudanças.