quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Resultado da Aval. Participativa - Bom Jesus


Bom Jesus


O CDI Comunidade - Bom Jesus, contou com a presença de 35 pessoas, pais e mães dos educandos beneficiados pelo espaço.

Contamos também com a presença dos educadores de outras oficinas da instituição.
Durante a avaliação todos se manisfestaram opinando. Os presentes se surpreenderam com o trabalho que será desenvolvido e com tantas possibilidades que esta se abrindo junto a comunidade.

Logo surgiram as primeiras dificuldades que a comunidade sofre, com por exemplo a degradação de um prédio ao lado que cedia uma escola municipal, e vários exemplos de terrenos nos arredores que acumulam lixo e entulho. Idéias essas que poderão ser abordadas pelos Educandos com ações de mudança em suas realidades e suas vidas.

Aplicamos as questões da avaliação nas dimenções relevantes (citadas baixo), considerando que o espaço disponibiliza hoje um trabalho diferenciado na região:

1. Ambiente educativo: convívio; relacionamento interpessoal,; respeito aos direitos da criança e do adolescente sempre se orientando e respeitando o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; como a disciplina é conduzida em sala de aula; quais são as maneiras de interação entre educador e educando. Se constatou que existe um ambiente saudável e propício ao aprendizado.


2. Pratica pedagógica: Ainda pouco conhecida, mas bem recebida e com bons posicionamento:

"- Teremos então um local para procurar os orgão públicos e por a boca no trombone! - Finalmente teremos acesso as mudanças tecnológicas e de graça! - A juventude do bairro, fará o que gosta e ainda por cima nos benificiarão trazendo resultados positivos ...[]”. comentário de uma moradora da comunidade com um nitido perfil de lider comunitária.

Uma idéia que surgiu foi: os alunos desenvolverão amostras dos trabalhos e realizarão feiras abertas a comunidade para mostrar suas ações. O que contribuirá para o surgimento de outras fontes de mudanças.


3. Gestão do Espaço: A comunidade se mostrou feliz em ver que o espaço pode aceitar suas sugestões de atividades. No mesmo instante uma mão antecedeu uma voz com muita experiência: - E os idosos, vão poder fazer o cursinho de informática? No mesmo instante perguntamos quantas pessoas gostariam de fazer parte dessa turma da terceira idade. Todos ficaram felizes pois o gesto resultou em uma turma que começará no dia 06 de novembro-09. O atendimento ao público da 3ª idade que ficará a par das mudanças tecnológicas é muito importante, pois, garante a eles sua cidadania bem como contribui para firmar a sua autonomia.


4. Receptividade: Foi informado a comunidade que o espaço é de todos. Que eles podem e devem ser anfitriões desse local, tornando-o uma referência local como ponto de encontro, descobertas e mudanças.