Durante a tarde do dia 19 de Janeiro, se realizou na sede do CDI RS, uma Oficina de Cidadania. esta Oficina reunio os educadores de três projetos da Dell no RS, representadas pela seguintes entidades:
- Educandário São João Batista
- Centro Regional - Bom Jesus
- ACOMPAR
- Educandário São João Batista
- Centro Regional - Bom Jesus
- ACOMPAR
O trabalho faz parte de um Projeto de Sustentabilidade do Planeta, que será desenvolvido no primeiro semestre de 2010. Este projeto, tem como finalidade principal levar noções e promover ações para melhorar o uso da água no planeta e em nossas comunidades.
Paralelo a esse encontro foram definidas as etapas gerais da Capacitação em Acesso a Mídia que irá ocorrer durante todo o mês de fevereiro (conforme agenda) com o objetivo de munir os educadores apartir de um programa pedagógico desenvolvido para potencializar o uso apropriado das tecnologias dentro de sala de aula, ajudando o aluno a explorar todo o seu potencial.
Este é um projeto pedagógico que promove a integração de ferramentas da Web 2.0 dentro da sala de aula como catalisadores de pensamento crítico e envolvimento cívico.
A proposta educacional, visa incorporar o uso de novas tecnologias na prática pedagógica, isto é, através do uso de blogger’s, o educando durante todo o curso, o aprendiz terá a oportunidade de expressar o que aprende, refletindo sobre os resultados de aprendizagem através de um caderno virtual. Isso pressupõe uma nova prática pedagógica, sugerindo que o ensino da informática precisa evoluir pedagógica e tecnologicamente, de modo a não perder de vista tudo que acontece na sociedade e ambientes para os quais estes cidadãos e profissionais estão sendo preparados .
Através de uma linguagem verdadeiramente interativa, (armazenando e registrando informações variadas) o educando vai comandar suas ações e poderá então, realizar e receber respostas imediatas e variadas, de acordo com a situação, em um processo de construção do conhecimento. Tal pratica possue exatamente o objetivo de desenvolver e aprimorar o raciocínio do aprendiz, ajudando-o a construir um conhecimento pessoal e coletivo, e não apenas a memorizar informações.