Caro Educador,
Para refletir.
A proposta de registrar/sistematizar as experiências de trabalho tem estes objetivos.
Por estarmos convencidos de que a criação de conhecimentos não é monopólio de especialistas, mas um processo acessível a todos que tem uma pratica, e que introduzimos no processo de formação em serviço a proposta de sistematização das experiências individuais e grupais.
Estamos interessados na intercomunicação dessas experiências locais, de tal forma que se influencie, se interpenetrem, se projetem e ganhando forca, incidam sobre a definição de futuras políticas dentro da ONG.
O ato de sistematizar/teorizar a própria pratica e um ato político, porque realizá-lo implica em abandonar a postura de simples executor, e perceber-se como autor do trabalho. E, portanto, um ato "empoderador". Ao vivenciar a elaboração de seus próprios diários e documentos de trabalho, os educadores expressam sentimentos de potencia, de criação. Isto reafirma a convicção de que e preciso criar espaços de exercício desse poder: espaços de reconhecimento. Pois, nada mais gratificante e fortalecedor que o sentimento de potencia, porque afirma que alguém e capaz de ser aquilo que pode ser.
A sistematização possibilita o resgate, a qualquer momento, da historia de nossos trabalhos; evidencia a metodologia, permite a avaliação permanente da pratica e faz emergirem os passos subseqüentes: o trabalho que devera ser realizado a seguir.
E a partir/em função das constatações sobre o ontem e sobre o hoje é que o educador formula hipóteses de trabalho, toma decisões, propõem novas abordagens, pesquisa nova informações, organiza o espaço, o tempo, de forma a favorecer a investigação e a livre expressão, a apropriação e a criação de conhecimentos. O planejamento do trabalho de amanha é construído a partir de um olhar critico sobre o que hoje aconteceu; sobre o que interessou, sobre as dificuldades ou desafios. O planejamento só faz sentido quando é cotidiano, semanal, mensal, anual. O trabalho de sistematização esta a serviço deste processo permanente de auto-avaliação.