Nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de Março, foi realizada uma capacitação complementar para os educadores do projeto CDI Comunidade no estado do Rio Grande do Sul. A formação foi direcionada para a implantação do projeto de Robótica Educacional CDI, como mais uma ferramenta para os educandos desenvolverem suas potencialidades e através delas, gerar soluções para os problemas reais de suas comunidades.
A formação foi realizada na sede do escritório Regional da ONG, localizada em Porto Alegre, tendo como objetivo a apresentação do projeto e os procedimentos para a implementação das aulas, bem como fornecer iniciação prática aos educadores no processo de montagem e programação dos “robôs”. A dinâmica foi desenvolvida para que o grupo aprofundasse os conceitos, interagissem com outros participantes e se apropriassem do material de trabalho.
Entre os exercícios propostos, foram realizados a montagem de dois robôs (01 veiculo e 01 humanoide) bem como a programação de um percurso (trajeto) e alguma ações. Como esperado, cada robô executou a programação e apresentou um resultado, permitindo o confronto de ideias entre o resultado e o planejamento. Assim, cada programação que apresentou algum erro, foi depurada afim de identificar a sua origem. O processo de depuração permite a aquisição de conceitos ou estratégias, que levarão o aprendiz a melhorar seu programa/robô e consequentemente, suas ideias.
Nesse processo de ensino-aprendizagem, a ênfase não está na aprendizagem em seu sentido estrito - instrução, transmissão de informações -, mas na construção de conhecimento, fruto do esforço intelectual dos educandos. O ambiente de aprendizagem usa o computador como uma ferramenta dinâmica, permitindo que seja adicionada uma ampla variedade de estilos de aprendizagem, possibilitando que o educador utilize em sala de aula, diversas abordagens para provocar o aprendizado.
Entre os exercícios propostos, foram realizados a montagem de dois robôs (01 veiculo e 01 humanoide) bem como a programação de um percurso (trajeto) e alguma ações. Como esperado, cada robô executou a programação e apresentou um resultado, permitindo o confronto de ideias entre o resultado e o planejamento. Assim, cada programação que apresentou algum erro, foi depurada afim de identificar a sua origem. O processo de depuração permite a aquisição de conceitos ou estratégias, que levarão o aprendiz a melhorar seu programa/robô e consequentemente, suas ideias.
Nesse processo de ensino-aprendizagem, a ênfase não está na aprendizagem em seu sentido estrito - instrução, transmissão de informações -, mas na construção de conhecimento, fruto do esforço intelectual dos educandos. O ambiente de aprendizagem usa o computador como uma ferramenta dinâmica, permitindo que seja adicionada uma ampla variedade de estilos de aprendizagem, possibilitando que o educador utilize em sala de aula, diversas abordagens para provocar o aprendizado.
Abaixo temos uma foto do Grupo de Educadores CDIRS
após a montagem e programação.
(Confira o vídeo com os primeiro testes realizados http://www.youtube.com/watch?v=GNPTl_zVy-o)
após a montagem e programação.
(Confira o vídeo com os primeiro testes realizados http://www.youtube.com/watch?v=GNPTl_zVy-o)
Apoio |
A educadora Fernanda Rodrigues, do CDI Comunidade ACOMPAR, será a responsável pelas aulas piloto de Robótica, acompanhada pela orientação do assistente pedagógico Cristiano Marchioretto.
Quem quiser saber mais sobre o projeto pode entrar em contato pelo e-mail robotica@cdirs.org.br
Veja mais fotos da capacitação: http://goo.gl/Ylq7h