quarta-feira, 30 de maio de 2012

1° Espaço CDI Comunidade 100% Acessível da Rede


Para que a inclusão digital aconteça efetivamente é necessário que as tecnologias sejam acessíveis a diferentes grupos de usuários e possam ser utilizadas em diferentes contextos.

Pensando nisso, a ONG CDI e a empresa Dell computadores, investiram na atualização dos equipamentos e substituíram as telas tradicionais LCD por Telas Touch Screen Full HD de 21,5" do Espaço CDI Comunidade Educandário, um dos centros de inclusão digital da Rede CDI. 

O Espaço fica localizado dentro do Centro de Reabilitação Educandário São João Batista, que é uma instituição filantrópica criada em 1939 por Dª Déa Coufal para atender na época, crianças portadoras de Poliomielite e que hoje atende gratuitamente crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas de Porto Alegre e municípios arredores. 

Alem da acessibilidade tecnológica com a substituição das telas, será feito uma reestrutura no ambiente.

O atual formato "U" da sala será substituído pelo formato "Ilha". O objetivo é deixar um espaço de circulação maior para as cadeiras de roda e também proporcionar um contato visual frente-a-frente com os colegas durante toda a aula, deixando os diálogos mais amplos e incluindo ainda mais no processo de ensino-aprendizagem aqueles que possuem algum comprometimento grave e que por vezes dificulte o movimento do cadeirante devido as limitações decorrentes, como por exemplo, no movimento da cabeça ou do tronco.

Formato Atual
Futuro Formato
Essa é primeira unidade da rede CDI com 100% de acessibilidade.

Atualmente existem 108 educandos inscritos, entre eles 39 beneficiados da instituição (público interno). São ao total 09 turmas, onde existem grupos de jovens, adultos, mães e idosos compostos por pessoas da comunidade que também utilizam o espaço.

O Espaço oferece: CURSOS, OFICINAS E SERVIÇOS.
Os cursos vão do mais tradicional como o "Curso Básico de Informática", até as Oficinas de Blog, E-mail, Vídeo, Redes Sociais entre outros. Já os ‘Serviços à Comunidade’, oferece desde acesso gratuíto à internet (com e sem ajuda dos monitores), e-gov, pesquisas escolares, elaboração de currículos, e-learning, e-health, bureau gráfico, entre outros.


A parceria do escritório regional CDI com a instituição fez 10 anos em agosto de 2011. Confira:

Click nos link's abaixo e Veja mais fotos: