Informamos que após quatro anos de atividades, conforme previsto no escopo do projeto, encerramos as atividades do CDI Comunidade no Rio Grande do Sul, em parceria com a empresa Dell Computadores dentro dos esforços do projeto global da companhia chamado: Youth Learnig - Dell Powering The Possible.
Nosso compromisso, dentro desta parceria, foi levar acesso e qualificação profissional para comunidades carentes em bairros e regiões de extrema vulnerabilidade social na região metropolitana de Porto Alegre; oferecendo além de oportunidade, uma experiência de ponta e de qualidade aos moradores.
Unimos esforços para disponibilizar meios e ofertar oportunidades para que as parcelas da população mais vulnerável pudessem ter condições de se qualificar e de se desenvolver diante das demandas exigidas pelo mercado de trabalho, instrumentalizando-se com o uso de tecnologias da informação e comunicação. E com isso, mudar a realidade local e a aumentar as chances de colocação profissional.
Ao total, foram quatro ciclos de renovação do projeto. No período entre 2009 e 2012, criamos uma rede de trabalho, envolvendo três (03) instituições comunitárias:
- Rubem Berta - Zona Norte de Porto Alegre:
Instituição comunitária: ACOMPAR
- Bom Jesus - Zona Leste de Porto Alegre:
Instituição comunitária: CRAS - VILA BOM JESUS
- Ipanema - Zona Sul de Porto Alegre:
Instituição comunitária: EDUCANDÁRIO SÃO JOÃO BATISTA.
Graças ao engajamento de todos, o projeto foi bem desenvolvido dentro das diretrizes definidas, apresentando uma evolução progressiva e escalável de planejamento operacional.
Como resposta tivemos a oportunidade de ampliação, passando de três (03) unidades para cinco (05). Bem como, a oportunidade de desenvolver e implementar um curso de robótica. Sendo assim, no período entre 2011 e 2012, fortalecemos a rede de trabalho, incluindo mais duas unidades; totalizando cinco (05) instituições comunitárias:
- Rubem Berta - Zona Norte de Porto Alegre:
Instituição comunitária: ACOMPAR
- Bom Jesus - Zona Leste de Porto Alegre:
Instituição comunitária: CRAS - VILA BOM JESUS
- Ipanema - Zona Sul de Porto Alegre:
Instituição comunitária: EDUCANDÁRIO SÃO JOÃO BATISTA
- Santo Antônio - Zona Leste de Porto Alegre:
Instituição comunitária: IAPI
e município vizinho
- Eldorado do sul, contemplando o que seria a Zona Oeste de Porto Alegre:
Instituição comunitária: APAE de Eldorado do Sul.
Isso não apenas diversificou a oferta, como também contribuiu para a visibilidade do projeto, chamando a atenção das comunidades e ampliando a demanda e procura de pessoas interessadas em participar. Resultando no alcance superior a 4.000 pessoas atendidas, com 89% dos beneficiados registrando tiquet médio de três (03) itens. Ou seja, cada aluno/educando, em média, participou de três cursos de formação.
Para estruturar as atividades desse trabalho, realizamos 04 formações de CAPACITAÇÃO INICIAL com os educadores, sendo uma capacitação para cada ciclo. Além de dar suporte para formações em situações onde a instituição comunitária substitui o profissional educador.
Além disso, foram realizadas 44 CAPACITAÇÕES CONTINUADAS, equivalendo a aproximadamente uma a cada mês, durante a vigência das atividades, com a finalidade de reforçar as práticas didáticas e educativas, explorar reflexões através da dialética e das inspirações fornecidas pela Proposta Político Pedagógica do projeto - elaborada com as contribuições deixadas pelo educador Brasileiro Paulo Freire.
Nesses encontros, foi possível alinhar as demandas do projeto e produzir trocas sobre o processo de ensino aprendizagem, enriquecendo e diversificando as estratégias e táticas de abordagem inerentes ao cotidiano da sala de aula - estruturando assim o trabalho local e garantindo que os resultados e metas estabelecidas fossem atingidas em sua totalidade.
Esse cenário, que trouxe seus desafios, permitiu o desenvolvimento bem-sucedido do escopo de trabalho. Toda a equipe envolvida, tanto dentro das instituições parceiras como a equipe do escritório matriz, criaram condições e colaboraram para que a equipe do escritório regional conseguisse realizar com êxito a gestão das operações e a interface com as partes interessadas (comunidade e patrocinador); culminando no atingimento do objetivo de tornar esses espaços autossustentáveis após o término da implantação e maturação do projeto - dentro do período estipulado de 04 anos.
Hoje, portanto, finalizamos a nossa participação nesse trabalho e realizamos a doação dos equipamentos para que cada laboratório se integre definitivamente as instituições comunitárias e possa continuar atendendo a população ao seu entorno; munidos de práticas para conduzir as atividades de forma autônoma.
Deixamos o agradecimento à todos os parceiros e voluntários que se engajaram nesse trabalho, criando condições para transformar vidas através da tecnologia.
Cristiano Marchioretto
Gestor de Campo
Projeto CDI Comunidade